Dicas da Salu

 

O fim de ano em Gramado é uma época mágica. A cidade recebe o Natal Luz, evento que faz até gente adulta acreditar em Papai Noel. São diversas atrações, entre shows e desfiles, para você viver momentos inesquecíveis com sua família.

Hoje vamos dar dicas de como aproveitar o Natal Luz de Gramado/RS. Confira!

O que é o Natal Luz

O Natal Luz é um evento criado em Gramado/RS para celebrar a magia do Natal.

A primeira edição do Natal Luz ocorreu em 1986. A ideia do evento surgiu após uma viagem do então secretário de turismo, Luciano Peccin, à Disney. Ele ficou encantado com a decoração natalina que encontrou por lá e decidiu fazer o mesmo em Gramado.

A cidade inteira foi adornada com pinheiros e luzinhas. Também houve um desfile no qual corais com velas acesas entoavam canções de Natal. A procissão cruzou a Av. Borges de Medeiros e chegou à Igreja Matriz, culminando num concerto com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Desde então, o projeto vem evoluindo e atraindo cada vez mais turistas à Serra Gaúcha todos os anos. Hoje há atrações pagas e gratuitas, incluindo espetáculos musicais e o show de acendimento das luzes. 

Quando começa o Natal Luz de Gramado

O Natal Luz se estende de outubro a janeiro. Isso mesmo! A procura pelos ingressos é tão grande que o evento não poderia ficar restrito às festas de fim de ano.

Assim que passa o Dia das Crianças, o município começa a se transformar. As ruas ganham enfeites especiais e a iluminação natalina toma conta do espaço. É como se você chegasse à terra do bom velhinho!

As datas específicas de cada atração variam de um ano para o outro. Portanto, vale a pena ficar de olho na programação oficial.

Como funciona o Natal Luz de Gramado

O evento possui desde atrações gratuitas até shows pagos. Você é quem escolhe como quer se emocionar com o Natal Luz Gramado!

A decoração das ruas já é uma atração à parte. Você pode passear pelo centro da cidade e se encantar com o capricho dos detalhes. As fotos da viagem vão ficar incríveis!

Também existem desfiles e apresentações musicais ao ar livre. Essas opções são gratuitas e algumas ocorrem todos os dias.

Porém, o principal atrativo são os shows. O Grande Desfile de Natal conta a história do Menino Jesus e de São Nicolau, figuras emblemáticas dessa época do ano. Também há espetáculos que unem teatro e música para narrar contos natalinos belíssimos. Esses programas são pagos.

7 coisas para fazer no Natal Luz

Abaixo, listamos as principais atrações do evento para você escolher o que fazer no Natal Luz. Veja só:

1. Parada de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Parada de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado – Parada de Natal

Músicos e acrobatas desfilam pelas ruas de Gramado e espalham a magia do Natal. A parada ocorre à tarde, geralmente aos fins de semana, e é gratuita. Dica: saia cedo do hotel para encontrar um bom lugar onde você possa ver tudo de pertinho.

2. Show de Acendimento das Luzes

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Show de Acendimento das Luzes

Outra atração gratuita e deslumbrante. O ponto de encontro é o Palácio dos Festivais, em frente à Rua Coberta. Todos os dias, ao entardecer, acontece uma cerimônia emocionante no acendimento das luzes natalinas. Cai até neve sobre a plateia! Novamente, a dica é chegar cedo para encontrar um lugarzinho estratégico.

3. Bustour Illumination

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Bustour Illumination

O que fazer no Natal Luz em Gramado – Bustour Illumination

Após o acionamento das luzes, a sugestão é seguir com o Bustour Illumination. Você vai embarcar num ônibus de dois andares, todo decorado, e fazer um passeio noturno por Gramado e Canela. A vista panorâmica é incrível, e ainda dá para curtir uma trilha sonora composta por músicas natalinas encantadoras.

O tour, com duração de uma hora, ocorre às quartas-feiras e aos sábados. Crianças até 5 anos de idade não pagam e menores entre 6 e 12 anos pagam valor diferenciado.

4. Show do Lago – llumination

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Ilumination

O que fazer no Natal Luz em Gramado – Ilumination – Cleiton Thiele

Este espetáculo do Natal Luz promete ficar na memória. O novo show acontece no Lago Joaquina Rita Bier, bem na entrada de Gramado. Em cena, bailarinos, cantores e percussionistas narram a criação do mundo e resgatam o verdadeiro espírito do Natal. Ainda, há projeções na água, fogos de artifício e outras surpresas para o deleite da plateia.

O show do lago ocorre às quartas-feiras e aos sábados. Crianças até 3 anos são isentas.

5. A Lenda do Bosque de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - A Lenda do Bosque no Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado – A Lenda do Bosque no Natal – Cleiton Thiele

A grande novidade do Natal Luz 2019 é este espetáculo teatral. Na história, os moradores de uma pequena aldeia vivem momentos de apreensão após o sumiço do Papai Noel. Diversão para todas as idades! As sessões d’A Lenda do Bosque de Natal ocorrem na ExpoGramado, às terças e às sextas-feiras. Crianças até 3 anos não pagam.

6. Grande Desfile de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Grande Desfile de Natal

O que fazer no Natal Luz em Gramado – Grande Desfile de Natal – Cleiton Thiele

O Grande Desfile de Natal é o programa para quintas-feiras e domingos.  Trata-se de um cortejo embalado pelas mais belas canções natalinas. Você vai se surpreender com a narrativa, que abrange do nascimento do menino Jesus às celebrações dos dias de hoje.

O local do espetáculo é a ExpoGramado. Crianças até 3 anos não pagam ingresso.

7. Korvatunturi

O que fazer no Natal Luz em Gramado - Korvatunturi

O que fazer no Natal Luz em Gramado – Korvatunturi

O tradicional musical gramadense se passa numa floresta encantada, onde um povo antigo e sábio cultiva valores como amizade, bondade e amor. Porém, o mundo humano está em conflito e a Grande Árvore de Korvatunturi está enfraquecendo. Você consegue imaginar como será o encontro desses dois universos?

A temporada de Natal da peça vai do finzinho de outubro ao início de janeiro. As sessões ocorrem num teatro no centro de Gramado, às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados. Os ingressos possuem opções de meia entrada e cortesia para crianças de colo.

Como se planejar para ir ao Natal Luz

Agora que você já sabe o que fazer para aproveitar o Natal Luz, vamos dar as últimas dicas para sua experiência ser ainda melhor. Preste atenção!

Compre os ingressos com antecedência

Como já dissemos, o movimento de fim de ano em Gramado é intenso. Os ingressos para o Natal Luz começam a ser vendidos em agosto e, quando chegam as férias, muitos espetáculos já estão com lugares esgotados.

Analise a logística

Os locais das apresentações, como o Lago Joaquina Rita Bier e a ExpoGramado, ficam um pouco afastados do centro. Verifique se há opção de transfer ou aluguel de carro para facilitar o deslocamento.

Lembre-se: o pedestre tem prioridade nas ruas de Gramado, então o trânsito pode ser lento nessa época do ano. Saia cedo para não perder a hora do show!

Escolha onde ficar

Existem ótimas opções de hospedagem em Gramado e Canela, entre hotéis e pousadas. Dê uma olhada na nossa lista para descobrir qual local tem a sua cara.

Gostou do artigo? Esperamos que sua experiência no Natal Luz de Gramado renda ótimas histórias para contar. Obrigado pela companhia e até a próxima!

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!
contato@passaporteviagens.com.br

Tv. Antonieta Rissi Souza Lima, 69 - loja 25
Centro, Ubá - MG, 36500-100

Av. Itamar Franco, 1934 - São Mateus
Juiz de Fora - MG, 36016-321

Social
Nossas Ofertas
Cadastre-se e receba as últimas novidades e promoções