Dicas da Salu

 

A cidade de Gramado-RS atrai turistas o ano todo. E não seria para menos: com temperaturas agradáveis no verão e possibilidade de neve no inverno, sempre há motivos para visitar a Serra Gaúcha. Gastronomia típica, paisagens belíssimas e uma variedade imensa de atrações completam o passeio por esse pedaço de Europa no Brasil.

Aqui você vai encontrar um guia completo sobre a história, o clima e outras curiosidades de Gramado. Prepare-se para férias inesquecíveis!

A história de Gramado

Gramado começou como um povoado de imigrantes no interior gaúcho, mas não demorou muito para se transformar num polo turístico de apelo nacional. Confira um pouco sobre o início dessa história!

Por que Gramado tem esse nome?

Conta-se que o nome de Gramado-RS tem a ver com os tropeiros que circulavam pelos Campos de Cima de Serra no fim do século XIX. Esses trabalhadores precisavam conduzir o gado de um ponto a outro. No meio do caminho, onde hoje fica o município, encontravam um campo com grama verde e macia para repousar.

Como a cidade se formou?

Gramado

Gramado RS – Gramado Inesquecível

A cidade de Gramado começou como um povoamento de colonos. Os primeiros ocupantes da região foram José Manoel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira, que se estabeleceram naquelas terras com suas famílias por volta de 1875. Mais tarde, chegaram imigrantes oriundos de países da Europa.

Quem colonizou Gramado?

A colonização de Gramado é predominantemente europeia. As primeiras famílias que se fixaram na cidade tinham origem açoriana. Em seguida, houve a chegada de imigrantes alemães e italianos, ainda no fim do século XIX. Essa mistura de povos impactou diretamente a culinária, a religião e a cultura do município.

Quando Gramado foi fundada?

Embora a localidade exista desde o século XIX, a fundação da cidade de Gramado ocorreu em 15 de dezembro de 1954. O município foi emancipado da cidade de Taquara.

Quem fundou Gramado?

Como dito anteriormente, os primeiros ocupantes de Gramado foram colonos e trabalhadores rurais. A cidade foi fundada em 1954, após publicação da Lei Estadual 2.522, sendo que o primeiro prefeito municipal foi Walter Bertolucci.

O que torna Gramado tão especial

Quem visita sabe: o clima de Gramado é um charme. Mas o que será que torna essa cidade tão marcante? Certamente, a hospitalidade dos habitantes e as diversas atrações turísticas fazem parte da resposta. Veja só!

Dica: O que fazer em Gramado para viver momentos inesquecíveis?

Onde Gramado fica?

Gramado está localizada na Serra Gaúcha – mais precisamente, na encosta inferior do nordeste do Rio Grande do Sul. O acesso ao município é rodoviário. A distância é de 120 km até o aeroporto de Porto Alegre e 70 km até o aeroporto de Caxias do Sul. Confira outras distâncias, considerando o trajeto por terra:

  • Distância de Canela até Gramado: 7,5 km;
  • Distância de Blumenau até Gramado: 485 km;
  • Distância de Florianópolis até Gramado: 449 km;
  • Distância de Foz do Iguaçu até Gramado: 918 km;
  • Distância de Curitiba até Gramado: 729 km;
  • Distância de São Paulo  até Gramado: 1.131 km.

Por que Gramado é tão hospitaleira?

Festa da Colônia Gramado

Decoração Festa da Colônia Gramado

Pode-se atribuir o espírito turístico gramadense aos colonizadores. A região sempre acolheu bem quem vinha de fora. Além disso, há o clima de interior, onde todo mundo se conhece e se dá bem.

Gramado é uma cidade segura e cheia de natureza. Apesar do bucolismo, também oferece uma rede hoteleira excelente, bem como opções gastronômicas e de lazer para todas as idades.

Como é o clima em Gramado

A temperatura de Gramado lembra bastante a Europa, só que no meio do Brasil. Isso se dá devido às características geográficas do município, como a altitude e a localização numa área subtropical da Terra. Há momentos do ano em que pode ocorrer até neve! A seguir, entenda os detalhes!

Como é o clima em Gramado em cada mês do ano?

Gramado tem as quatro estações bem delimitadas. Porém, em geral, as temperaturas são amenas até mesmo durante o verão. Segundo o site ClimateData.org, as médias de janeiro ficam entre 16°C e 25°C. Ou seja: essa é a época para fugir da cidade grande e aproveitar a folga num lugar especialmente agradável.

Conforme os meses vão passando, as noites vão ficando mais longas – e gélidas. Em julho, no auge do inverno, os termômetros vão de 7°C a 17°C. Vale lembrar que essas são as médias históricas, mas pode haver períodos de frio extremo, inclusive com temperaturas negativas.

Por que Gramado é tão fria?

A cidade é assim devido à localização geográfica. Além do posicionamento numa zona subtropical do globo, há a altitude. São cerca de 830 metros acima do nível do mar. Por isso, o clima de Gramado é temperado e marcado pelo frio característico.

Dica: O que fazer no inverno em Gramado

Quando começa o frio em Gramado?

Depende do que você considera frio. A temperatura em Gramado é amena durante o ano todo. No entanto, os dias mais gelados são durante os meses de inverno, entre o fim de junho e o início de setembro.

Que roupas levar para aproveitar Gramado?

O tempo em Gramado pode oscilar bastante. É comum o dia amanhecer com neblina, depois abrir um sol gostoso à tarde e a temperatura despencar à noite. Os moradores brincam que é possível viver as quatro estações num dia só!

Por isso, vale a pena montar uma mala variada. Inclua blusas leves, mas também agasalho, cachecol, luvas e um casaco mais grosso. Na dúvida, confira a previsão do tempo para Gramado antes da viagem. E não se esqueça de que você pode adquirir acessórios de inverno nas malharias locais!

Quem vai de fora passa muito frio em Gramado?

Isso é relativo. Cada organismo reage de uma maneira diferente às temperaturas baixas. Claro que, se você vive numa cidade litorânea do Nordeste, o clima de Gramado pode parecer assustador.

Mas não se preocupe: tanto a rede hoteleira quanto os estabelecimentos comerciais estão preparados para oferecer conforto térmico ao público. Há lareira, calefação e outros recursos do tipo nesses ambientes.

Quando neva em Gramado?

Neve em Gramado

Neve em Gramado

O mês de julho oferece as melhores condições para neve em Gramado. É nessa época que o frio está mais intenso, o que favorece o fenômeno natural. Quando os flocos não caem, pode haver geada, que torna as paisagens branquinhas logo pela manhã.

E se o tempo não colaborar? Uma alternativa para conferir neve o ano inteiro é ir ao Snowland, parque indoor para esportes de inverno. Você pode praticar esqui, snowboard e patinação em Gramado.

Hospedagem em Gramado

Não é à toa que Gramado-RS figura entre os principais destinos turísticos do Brasil. Não bastasse a hospitalidade natural dos moradores, a Região das Hortênsias oferece opções variadas de hospedagem. São mais de 19 mil leitos disponíveis, considerando hotéis e pousadas em Gramado e na cidade vizinha de Canela. Compare as diferenças.

Hotéis em Gramado

Os hotéis gramadenses são famosos pela qualidade do atendimento. O visitante encontra um serviço de alto padrão, que atende a todas as suas necessidades.

As famílias podem aproveitar conveniências como espaços de recreação, salas de jogos e piscinas aquecidas, entre outros diferenciais. Já os executivos têm à disposição, por exemplo, salas de reuniões totalmente equipadas. Isso sem contar as acomodações superconfortáveis dos quartos.

Pousadas em Gramado

As pousadas de Gramado apresentam uma estrutura mais simples, mas sem abrir mão das amenidades. São alternativas baratas para casais e grupos à procura de um ambiente familiar. Cama macia, chuveiro quente e café da manhã com as delícias da colônia fazem parte do pacote. Dependendo do estabelecimento, também é possível acordar em meio à natureza, ouvindo o canto dos pássaros.

O que fazer em Gramado

Depois de aprender sobre a história, o clima e as opções de hospedagem em Gramado, resta montar o roteiro da viagem, certo? O melhor de tudo é que não faltam opções de diversão para todas as idades.

Gramado está sempre se reinventando para proporcionar experiências únicas aos visitantes, e por isso, possui inúmeras atrações. Isso faz com que cada ida à cidade renda novas histórias para contar. Conheça algumas!

Bustour

Bustour - Gramado

Bustour – Gramado – RS

Essa linha de ônibus é a maneira mais prática de conhecer os pontos turísticos de Gramado. Você embarca num veículo de dois andares e percorre os quatro cantos do município. O passeio funciona no sistema hop-on, hop-off, então é possível embarcar e desembarcar nas paradas para prolongar a estada em determinados lugares.

Lago Negro

Lago Negro Gramado

Lago Negro Gramado

As histórias mais bonitas às vezes surgem de tragédias. No caso, estamos falando de um incêndio que assolou Gramado-RS em 1942. Por anos, o território onde ocorreu o sinistro permaneceu sem vida, mas tudo mudou com a construção de um lago artificial ali.

As margens foram adornadas com árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Assim, surgiu o nome Lago Negro.

Hoje esse é um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. Pudera: o cenário é encantador. A sugestão é dar uma caminhada ao redor da água ou, então, aventurar-se numa volta de pedalinho. O aluguel dos barcos pode ser feito no próprio local, das 8h30 às 19h.

 

Rua Coberta

Rua Coberta Gramado - Café Viagem

Rua Coberta Gramado – Café Viagem

A Rua Madre Verônica fica bem no centro de Gramado, em frente ao Palácio dos Festivais e à Igreja Matriz São Pedro. Graças a uma estrutura que recobre a via de ponta a ponta, os pedestres ficam protegidos do sol e da chuva. Isso pode prolongar o seu passeio por horas a fio!

A Rua Coberta concentra lojas e restaurantes para todos os gostos. Também é palco de apresentações culturais ao longo do ano, principalmente quando há eventos como o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado e o Natal Luz. Ou seja, sempre tem um motivo novo para a visita.

Snowland

Snowland Gramado

Snowland Gramado

É fato que a Região das Hortênsias registra temperaturas baixas no inverno, inclusive com possibilidade de neve. Mas você não precisa aguardar as condições climáticas ideais para conferir esse fenômeno da natureza. Uma das principais atrações de Gramado é o Snowland, parque onde neva o ano inteiro.

Você e sua família poderão praticar esqui, patinação no gelo e snowboarding como se estivessem nos Alpes Suíços! E ainda tem opções superdivertidas para a criançada, como a oficina do Tio Urso, o castelo de neve Snowplay e o espetáculo Flokus: A Origem da Neve.

O Snowland funciona de quinta a terça-feira, das 10h às 17h. Adquira seu ingresso com antecedência.

Lago Joaquina Rita Bier

Lago Joaquina Rita Bier - Gramado Inesquecível - Leonid Streliaev

Lago Joaquina Rita Bier – Gramado Inesquecível – Leonid Streliaev

Outra parada obrigatória no roteiro em Gramado é a Rua Leopoldo Rosenfeld, 919, bem na entrada do município. Com 17 mil metros quadrados e rodeado de araucárias, árvores típicas do Sul do país, o Lago Joaquina Rita Bier está aberto diariamente à visitação. E o melhor: você não paga nada para entrar.

Que tal alugar uma bike e sair pedalando até esse cartão-postal? Aproveite para contemplar a natureza ou tomar um café num dos restaurantes do entorno!

Vale lembrar que, entre outubro e janeiro, o lago serve de cenário para espetáculos musicais do Natal Luz. Durante os dias de apresentação, o acesso pode ser restrito.

Pórticos de Gramado

Pórtico de Gramado

Pórtico de Gramado

Se você conhece alguém que já foi a Gramado-RS, essa pessoa certamente tem uma foto junto a um pórtico de entrada da cidade. Nenhum passeio pela Serra Gaúcha está completo sem essa lembrança! As estruturas, que oferecem boas-vindas aos visitantes, também homenageiam os colonizadores alemães.

São dois monumentos. O mais antigo fica na Av. das Hortênsias, no acesso para quem chega de Nova Petrópolis via Rota Romântica. A construção é inspirada no estilo arquitetônico bávaro.

O segundo pórtico de Gramado, em estilo normando, fica na ERS-115, no acesso via Taquara. Ao lado, há um posto com informações turísticas e banheiro público.

Le Jardin

Le Jardin Gramado

Le Jardin Gramado

O Le Jardin – Parque de Lavanda foi inaugurado na primavera de 2006, mas permanece florido em qualquer estação. A propriedade de 3,5 hectares conta com diversas plantas exóticas, incluindo espécies de lavanda inéditas no Brasil.

O passeio pelos jardins é de encher os olhos! Você também pode conhecer as estufas de produção de flores, comprar cosméticos fabricados com óleos naturais e saborear um irresistível strudel de maçã na cafeteria.

O parque está situado na ERS-115, 37700, bairro Várzea Grande. A visitação ocorre de terças a domingos, das 9h30 às 17h30, sendo que o café e as estufas fecham às 17h. Há estacionamento gratuito.

Olivas de Gramado

Parque Olivas de Gramado

Parque Olivas de Gramado

Já deu para perceber que a natureza marca presença em várias atrações turísticas de Gramado, não é mesmo? Outra opção que já entrou para o roteiro é o primeiro parque de olivocultura do Brasil.

O tour rural ajuda a resgatar as origens gastronômicas e culturais da região. Tem degustação de azeites e livre acesso às plantações de oliveiras. Já as crianças vão adorar a Fazendinha, com mini animais superdóceis. Para completar, a vista estonteante dos cânions rende um cenário perfeito para fotos da viagem.

O parque Olivas de Gramado fica na Rua Vereador José Alexandre Benetti, 1808, Linha Nova. O funcionamento vai de quintas a terças-feiras, das 10h às 18h.

Passeio panorâmico de Jardineira

Tour da Jardineira das Hortênsias - Eraldo de Medeiros

Tour da Jardineira das Hortênsias – Eraldo de Medeiros

E que tal conhecer os maiores pontos turísticos de Gramado em menos de duas horas? Isso é possível com o ônibus panorâmico conhecido como Jardineira. Os passageiros são acompanhados por um condutor que explica curiosidades sobre a arquitetura, a geografia e a história da Região das Hortênsias.

A atividade contempla passagens pelo belvedere do Vale do Quilombo e pelo Lago Joaquina Rita Bier. Há uma parada de 30 minutos no Lago Negro, bem como pausas para tirar fotos no pórtico de entrada via Nova Petrópolis e no centro da cidade.

O tour panorâmico por Gramado ocorre todos os dias, menos quartas-feiras, às 11h, às 14h e às 16h. A saída é na loja Estação Brockner, na Av. das Hortênsias, 1710, Centro. Crianças até 04 anos não pagam.

Igreja Matriz São Pedro

A imponente construção de pedra, com uma torre de 44 metros de altura, fica na Av. Borges de Medeiros, no coração de Gramado. As grandes celebrações ocorrem durante as festas de fim de ano. A igreja fica toda iluminada e serve de ponto estratégico para observar a queima de fogos do Réveillon.

Hard Rock Café Gramado

O primeiro restaurante da franquia no Rio Grande do Sul é palco de apresentações musicais carregadas de rock’n’roll. Esse estilo também marca a decoração, composta por instrumentos e figurinos de grandes nomes do showbiz. Que tal conferir de pertinho uma guitarra de Keith Richards ou acessórios de Michael Jackson

No cardápio, iguarias da cozinha norte-americana. Hambúrguer, costelinha de porco, milk-shake… De dar água na boca!

Bier Park

Essa atração de Gramado traça uma jornada pela história da cerveja. O Mestre Cervejeiro apresenta informações sobre os povos que desenvolveram a bebida, os ingredientes utilizados na produção e as maneiras de saborear a gelada ao redor do mundo. Ao fim do tour, tem degustação de chope e cervejas artesanais.

Eventos de Gramado

Nem só de parques temáticos e restaurantes vive Gramado. O calendário de eventos movimenta o município o ano todo, dando ainda mais motivos para visitar a Serra Gaúcha.

Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado

Em setembro, chefs de renome internacional se reúnem na Região das Hortênsias para conduzir oficinas e workshops. Já os restaurantes do circuito participam com pratos especialmente elaborados para o evento – servidos em feiras de rua a um preço único. Ainda, tem degustação de vinhos e outras atividades. 

Dica: Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado: saiba como funciona

Páscoa em Gramado

A celebração da Páscoa ganha as ruas de Gramado. A decoração lúdica é visível por todos os cantos. Na Rua Coberta, há espetáculos de música e teatro, além de oficinas para a criançada. A Parada de Páscoa completa o clima festivo, com desfiles pela região central aos fins de semana.

Festival de Cinema de Gramado

Kikito - Gramado RS

Kikito – Gramado RS

Criado em 1973, o festival é uma das mais tradicionais premiações da sétima arte no Brasil. Gramado recebe os artistas e diretores durante o mês de agosto, com direito a tapete vermelho na cerimônia de abertura. O público pode assistir a curtas e longas metragens da mostra competitiva.

Natal Luz

O Natal em Gramado vai de outubro a janeiro. O comércio se enfeita, as vias públicas ganham uma iluminação especial e os visitantes podem assistir a espetáculos incríveis. A programação natalina conta com atrações para a família toda. Dica: vale a pena comprar os ingressos com antecedência, pois a procura é grande.

Curiosidades sobre Gramado

Acha que já sabe tudo sobre Gramado-RS? Pois a cidade não cansa de surpreender. Continue a leitura e descubra um pouco mais!

O Lago Negro não é natural

Lago Negro

Lago Negro – Agência Preview

Um dos mais emblemáticos cartões-postais de Gramado surgiu após uma tragédia. Em 1942, houve um incêndio na área, devastando a mata presente ali. Anos mais tarde, o senhor Leopoldo Rosenfeldt teve a ideia de inundar aquele buraco sem vida para transformá-lo num lago. A margem foi adornada com mudas de árvores importadas da Floresta Negra, na Alemanha. Vem daí o nome Lago Negro.

Gramado possui uma Rua Torta

Rua Torta Gramado

Rua Torta Gramado – Gramado Parks

A Rua Emilio Sorgetz fica no bairro Planalto, bem perto da área central de Gramado. Ela ganhou o apelido de Rua Torta devido a suas curvas tortuosas. O formato inusitado e as flores que adornam o espaço lembram outra rua famosa: a Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia (EUA).

Gramado não tem semáforos

Uma das principais curiosidades de Gramado é o trânsito. No lugar de semáforos, o município utiliza rótulas para melhorar o fluxo de veículos. E os pedestres têm tanta vez quanto os automóveis. É costume dos motoristas locais parar na faixa de segurança. Assim, as famílias podem passear ao ar livre com tranquilidade.

Gramado é o destino favorito dos brasileiros

A cidade de Gramado-RS sempre figura nas listas de lugares mais visitados do Brasil. Em 2015, ela foi considerada o destino preferido dos brasileiros para as férias de inverno. O levantamento foi realizado pelo site de viagens TripAdvisor. Somente naquele ano, cerca de 1,5 milhão de turistas passaram pelo município da Serra Gaúcha.

Gostou do nosso guia completo sobre Gramado? Então agora é hora de arrumar as malas e preparar-se para viver momentos inesquecíveis. Boa viagem!

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!
contato@passaporteviagens.com.br

Tv. Antonieta Rissi Souza Lima, 69 - loja 25
Centro, Ubá - MG, 36500-100

Av. Itamar Franco, 1934 - São Mateus
Juiz de Fora - MG, 36016-321

Social
Nossas Ofertas
Cadastre-se e receba as últimas novidades e promoções