Dicas da Salu

Você pretende viajar em breve para o exterior e viu que um dos documentos exigidos é o passaporte. Xiii, mas você ainda não tem um? Não se preocupe, porque este post vai te ajudar bastante!

5 tendências de viagem para 2021: como será sua próxima aventura?

Em primeiro lugar, saiba que o processo não é nada difícil, já que toda a solicitação é feita pela internet. É só pagar uma taxa única e depois comparecer duas vezes a um posto da Polícia Federal – órgão que emite o passaporte –, sendo que uma delas é só pra retirar o seu documento.

E aí, ficou empolgado com a informação? Então confira a seguir o passo a passo completo e termine este post sabendo como tirar o passaporte.

COMO TIRAR O PASSAPORTE

Passaporte do Brasil shutterstock 1863641161

Como tirar o passaporte e viajar para o exterior | Crédito: Shutterstock

1. Reúna todos os documentos

Vamos lá, para começar, separe todos os documentos exigidos para tirar o passaporte. Você sabe quais são eles? Não? Pois anote aí: documento de identidade (pode ser RG, CNH com foto, Carteira de Trabalho ou passaporte anterior, case tenha um) e CPF. Em situações com alteração de nome também é preciso apresentar Certidão de Nascimento ou Casamento, OK?

2. Preencha o formulário da Polícia Federal

Documentos em mãos? Ótimo! O próximo passo é acessar o site da Polícia Federal e preencher o formulário. Mas pode ficar tranquilo, pois o formulário é bem simples e rápido. Assim que terminar de preenchê-lo, um protocolo com a sua solicitação será gerado, bem como um boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU). Este boleto nada mais é do que a taxa que todo mundo precisa pagar quando vai tirar o passaporte.

3. Pague o boleto da GRU

Pagar taxa GRU passaporte shutterstock 1489523057

Pagar a taxa: uma das etapas necessárias para tirar o passaporte | Crédito: Shutterstock

Atualmente no valor de R$275,25, o boleto de Guia de Recolhimento da União pode ser pago em casas lotéricas, bancos ou internet. Ou seja: escolha a forma que for mais fácil pra você.

Depois de pagar esta taxa e obter a confirmação do pagamento você pode proceder à etapa seguinte: fazer o agendamento do atendimento pelo site da Polícia Federal. É só clicar aqui. Você consegue agendar uma data utilizando seu CPF, número de protocolo e data de nascimento.

Após inserir todos esses dados, o sistema indicará os postos disponíveis para atendimento, assim como algumas opções de horário. Selecione o que for mais conveniente pra você.

4. Compareça no dia e horário agendados no posto da Polícia Federal

Agora você precisa comparecer no posto da Polícia Federal no dia e horário agendados – recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência. Quer saber o que você precisa levar nesse dia? Mamão com açúcar: leve em uma pastinha toda a documentação original separada, o comprovante de pagamento da GRU e o protocolo de agendamento. Em um primeiro momento os seus dados serão checados; em seguida você será encaminhado para a coleta de impressões digitais e foto. Mas relaxa: tudo acontece no mesmo lugar, viu? Por último você receberá um protocolo com a data provável de entrega.

5. Por fim: retire o seu passaporte

passaporte shutterstock 543204871

A retirada do passaporte: a etapa final | Crédito: Shutterstock

Agora é só comparecer no dia certo, no mesmo posto da Polícia Federal, com um documento de identidade original. Contudo, aqui vai um ponto de atenção: o passaporte só será entregue ao seu titular e será cancelado caso não seja retirado em até 90 dias. Portanto, nada de bobear com a data, hein!

Quer confirmar se o passaporte já está disponível antes de sair de casa? Bom, geralmente o documento fica pronto em seis dias úteis, mas você também pode acompanhar a solicitação via internet.

VEM VER: MAIS DETALHES SOBRE O PASSAPORTE

  • O passaporte tem validade de dez anos;
  • Dá para tirar o passaporte mesmo com o nome sujo;
  • Menores de idade conseguem obter o documento; porém, existem alguns formulários e autorizações extras;
  • É recomendado renovar o passaporte seis meses antes que ele expire;
  • Alguns países podem exigir que o documento tenha páginas em branco e alguns meses de validade;
  • Destinos como os Estados Unidos, por exemplo, exigem visto, além do passaporte;
  • Caso perca seu passaporte durante uma viagem você terá de fazer boletim de ocorrência, informar a embaixada ou consulado do Brasil e solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB).

Ficou com alguma dúvida sobre como tirar o passaporte? Conta pra gente nos comentários! Afinal, sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas. Nós estamos aqui para ajudar!

Ah, e, se quiser viajar em breve, consulte um agente de viagens, combinado?

Comente aqui
O seu endereço de e-mail não será exibido no comentário
Campos obrigatórios estão indicados com ( * )
Ainda restam caracteres.
Seu comentário está aguardando aprovação.
Obrigado pelo seu comentário!
contato@passaporteviagens.com.br

Tv. Antonieta Rissi Souza Lima, 69 - loja 25
Centro, Ubá - MG, 36500-100

Av. Itamar Franco, 1934 - São Mateus
Juiz de Fora - MG, 36016-321

Social
Nossas Ofertas
Cadastre-se e receba as últimas novidades e promoções